play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretário

Secretário
Secretário

Nascido em 1962, no município de Ouro Fino (MG), Hugo Leal Melo da Silva é o terceiro filho de Leal e Vicentina, servidores públicos e pequenos produtores rurais. Com 18 anos, Hugo Leal mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar a Escola de Formação dos Oficiais da Reserva da Marinha (Eform). 

Em 1982, entrou para a Escola Nacional de Direito, na UFRJ. Especializou-se em Direito Administrativo e Eleitoral. Também tornou-se bacharel em Ciências Econômicas pelas Faculdades Cândido Mendes e fez o Curso de Especialização em Políticas Públicas, da UFRJ.

Hugo Leal está no serviço público desde 1991, quando foi vice-diretor do Departamento de Patrimônio e diretor-geral do Departamento dos Depósitos Públicos do Estado e promoveu o primeiro leilão de bens apreendidos de criminosos.

Entre 1999 e 2002, foi secretário estadual de Administração e Reforma do Estado: instituiu o calendário anual de pagamentos, participou da reforma que permitiu colocar em dia o 13º atrasado no primeiro ano e a antecipação de parte do 13º nos anos seguintes. Promoveu auditoria da folha de pagamentos, e criou a Central de Atendimentos ao Servidor.

Candidato a deputado estadual em 2002, foi eleito suplente. Em 2003, assumiu a presidência do Detran/RJ, ganhando destaque pela modernização e interiorização dos serviços, pelo combate a fraudes e pelo acolhimento às vítimas e parentes de vítimas do trânsito. Chegou a assumir o mandato de deputado estadual por três meses, mas voltou ao Executivo para assumir a Secretaria de Justiça e Direitos do Cidadão.

Eleito deputado federal primeira vez em 2006, Hugo Leal hoje está em seu quinto mandato. Na Câmara dos Deputados, suas prioridades têm sido segurança viária, transporte e infraestrutura, desenvolvimento econômico, segurança pública, orçamento e gestão pública.

Autor da Lei Seca, participou ativamente, como propositor ou relator, de outras iniciativas pela segurança viária: a obrigatoriedade do airbag, a suspensão da CNH para quem recusa o teste do bafômetro, o aumento das penas para crimes de trânsito, o Plano Nacional de Redução do Número de Mortes e Lesões no Trânsito. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal.

Considerado o principal legislador sobre trânsito do Congresso Nacional, Hugo Leal chefiou a delegação brasileira à Primeira Conferência de Alto Nível de Segurança Viária da ONU em Moscou (2009) e participou ativamente das conferências seguintes em Brasília (2015) e Estocolmo (2020). Desde 2016, integra também a Rede Global de Legisladores para a Segurança Viárias, formada por parlamentares de todo o mundo.

Desde o primeiro mandato, o deputado Hugo Leal integrou a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, buscando aperfeiçoar a legislação para enfrentar os graves problemas de violência no país. Foi um dos articuladores da aprovação do Sistema Único de Segurança Pública.
Por sua experiência como advogado, foi relator parcial do novo Código de Processo Civil e do novo Código de Processo Penal.

Foi o relator do projeto de lei complementar para agilizar processos de recuperação extrajudicial, judicial e de liquidação de empresas de pequeno porte e microempresas e autor do projeto para facilitar a recuperação das cooperativas. 

Foi relator-geral do Orçamento da União em 2022, priorizando o aumento do Auxílio Brasil e a recomposição orçamentária das áreas de saúde, educação e assistência social.

Nas eleições de 2022 foi reeleito deputado federal com 50.067 votos. Em 2023, a convite do governador Cláudio Castro, assumiu a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro.
Casado com Luise há 33 anos, Hugo Leal tem dois filhos: a advogada Laura e o médico Luís Guilherme.