play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Institucional

Institucional

Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar – SEENEMAR

A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) foi criada em 1º de janeiro de 2023, ratificando o papel estratégico da energia e da economia do mar para o Estado do Rio de Janeiro.

A Seenemar atua para consolidar o Estado do Rio como um HUB de energia nacional e referência na transição energética do país para uma matriz mais diversificada e limpa. Com uma gestão eficiente e ações estratégicas, que fomentem o ambiente de negócios das atividades relacionadas à energia e economia do mar, a Secretaria visa favorecer o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro com a atração de investimentos e a geração de emprego e renda para a população fluminense.

Missão:

Formular e gerir políticas públicas e programas de governo visando a melhoria contínua do ambiente de negócios, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro, em especial no setor de Energia e Economia do Mar.

Visão:

Garantir a máxima eficiência na confecção e execução de políticas públicas e programas estaduais, com foco na valorização das vocações naturais estaduais de forma sustentável e garantindo o crescimento socioeconômico da população fluminense.

Secretário:

Hugo Leal

Hugo Leal Melo da Silva nasceu em 1962, no município de Ouro Fino (MG). Atualmente é deputado federal licenciado pelo estado do Rio de Janeiro e Secretário de Energia e Economia do Mar.

É formado pela Escola de Formação dos Oficiais da Reserva da Marinha (Eform). Tem bacharelado em direito, pela UFRJ; em Ciências Econômicas, pelas Faculdades Cândido Mendes; e fez o Curso de Especialização em Políticas Públicas, da UFRJ.

Sua primeira participação no Poder Legislativo aconteceu em 2005, quando assumiu a cadeira de deputado estadual. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006 e atualmente está em seu quinto mandato seguido, após ter sido reeleito em 2022.

Autor da Lei Seca, Hugo Leal é considerado o principal legislador sobre trânsito no Congresso Nacional. Por sua experiência como advogado, foi relator parcial do novo Código de Processo Civil e do novo Código de Processo Penal. Em 2002, assumiu o posto de relator-geral do Orçamento da União.

No serviço público, ocupou os cargos de: vice-diretor do Departamento de Patrimônio e diretor-geral do Departamento dos Depósitos Públicos do Estado, em 1991; secretário estadual de Administração e Reforma do Estado, entre 1999; Presidente do Detran/RJ, em 2002; e Presidente da Secretaria de Justiça e Direitos do Cidadão, em 2003. Atualmente, licenciou-se do cargo de deputado federal para assumir a cadeira de secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, onde trabalha para aumentar e facilitar a produção de energia e realizar a transição energética, gerando assim a descarbonização da cadeia econômica do RJ. Além de impulsionar a indústria naval e a pesca fluminense.

Chefe de Gabinete:

Flávio Amieiro

flavio.amieiro@seenemar.rj.gov.br

Subsecretarias:

Subsecretaria Executiva de Energia e Economia do Mar:

Mariana Mata

mariana.mata@seenemar.rj.gov.br

55 21 2334-3511

Subsecretaria Técnica de Energia e Economia do Mar:

Felipe Peixoto

felipe.peixoto@seenemar.rj.gov.br

55 21 2334-3511

Graduação em Administração pela UFF (2004); Pós-Graduação em Direito Público pela ESA/OAB-RJ (2006); Graduação em Direito pela UNILASALLE (2010); Extensão em Smart Cities pela UFF (2019); MBA em Gestão de Projetos pela FGV (2020).

Felipe Peixoto, subsecretário técnico de Energia e Economia do Mar, tem mais de 20 anos de experiência na vida pública. Entre 2001 e 2003 e entre 2005 e 2010, foi Vereador e Presidente de Comissão da Câmara Municipal de Niterói; em 2003 e 2004, foi Secretário Municipal na Prefeitura de Niterói; entre 2011 e 2014, foi Deputado Estadual pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); também entre 2011 e 2014, foi Secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Presidente do Conselho de Administração das Centrais de Abastecimento do Estado do RJ S.A – CEASA-RJ; em 2015, foi Secretário de Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro; em 2017 e 2018, Coordenador de Integração Metropolitana da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; em 2021, foi novamente Deputado Estadual pela Alerj; em 2021 e 2022, foi Coordenador Técnico de Cidade Inteligente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; desde 2023 é Subsecretário Técnico de Energia e Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Subsecretaria Adjunta de Energia:

Daniel Lamassa

daniel.lamassa@seenemar.rj.gov.br

55 21 2334-3511

Graduação em Engenharia de Petróleo pela PUC-Rio; Mestrado internacional em Oil and Gas Trade Management pela Regent’s University London; Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Daniel Lamassa, subsecretário adjunto de Energia da Secretaria de Energia e Economia do Mar, já trabalhou em empresa de consultoria energética e em emprega de transportes que utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos em livros, além de palestrar em diversos eventos voltados ao setor de óleo, gás e energia.

Subsecretaria Adjunta de Economia do Mar:

Marcelo Felipe Alexandre

marcelo.alexandre@seenemar.rj.gov.br

55 21 2334-3511

Graduação em Ciências Náuticas, com habilitação em Sistemas de Armas, na Escola Naval (1993); Aperfeiçoamento em Armamento, pelo Centro de Instrução Alte Wandenkolk – CIAW (1997); Especialização em Gestão Empresarial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011); Mestrado em Ciências Navais, pela Escola de Guerra Naval (2011); Extensão em Gestão Empresarial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017); Doutorado em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (2017).

O Subsecretário Adjunto de Economia do Mar Marcelo Felipe Alexandre é Oficial Superior da Reserva da Marinha do Brasil (MB), onde serviu por 33 anos, tendo chegado ao posto de Capitão de Mar e Guerra. Durante a carreira, comandou três navios; seu último cargo na ativa foi Diplomático, na Coordenação da Área Marítima do Atlântico Sul, em Montevidéu, no Uruguai. Após o período no Serviço Ativo da MB, continuou servindo o Brasil, desta vez na Presidência da República, onde ocupou dentre outros cargos o de Secretário Especial Adjunto de Assuntos Federativos.