play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Estado do Rio tem primeiro Fórum de Economia do Mar

Estado do Rio tem primeiro Fórum de Economia do Mar
Estado do Rio tem primeiro Fórum de Economia do Mar

O Governo do Estado do Rio, em parceria com a Prefeitura de Saquarema e os municípios da Região dos Lagos (Rede Lagos), realizou, na última terça-feira (17/10), o 1º Fórum de Economia do Mar. A proposta é que o estado apoie os municípios no desenvolvimento de suas vocações, considerando a natureza e as características típicas de cada cidade nas atividades relacionadas ao mar, gerando economia e renda para a população Fluminense. O evento aconteceu de forma integrada com a estrutura usada pelo WSL na etapa Challenger do Mundial de Surf, que começou no último sábado, em Saquarema. 

- O Estado do Rio tem o terceiro maior litoral do país. A economia do mar, que abarca desde a atividade da pesca à indústria do Petróleo, incluindo turismo, defesa e segurança, é estratégica. Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da vocação de cada cidade, seja com parcerias para o treinamento de profissionais, seja fomentando e garantindo um ambiente de negócios com segurança jurídica, fundamentais para a atração de investimentos - afirma o governador Cláudio Castro.  

Durante o Fórum, que aconteceu das 9h às 17h, no Castelhana Praia Hotel, foi realizada a assinatura de Protocolo de Intenções entre as Secretarias de Estado e os Municípios em prol da cooperação de projetos para o fortalecimento da economia do mar da Região dos Lagos.  

- O governador, quando criou a primeira secretaria de Economia do Mar do país, além de destacar a importância do setor para o estado, aproxima e garante a interlocução entre o Executivo e o segmento, que de fato, é quem conhece as reais necessidades e os gargalos do dia a dia. E é justamente o que estamos fazendo nesse fórum, unindo experiência e forças com municípios e a sociedade para trazer investimentos, desenvolvimento sustentável e geração de empregos – afirmou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal. 

No evento foi realizado um talk show mediado pela Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, e pelo secretário Hugo Leal para discussão do papel do setor público no fortalecimento da região a partir da economia do mar. O talk show teve a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e subsecretários estaduais e municipais que destacaram vocações e desafios da Região dos Lagos.

- A economia do mar representa 44% do PIB do Rio de Janeiro, sendo assim um setor fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. O Rio é o principal polo produtor de petróleo e gás do país. A atividade é concentrada no litoral do estado. No entanto, para além do petróleo, fomentando setores como a pesca, o turismo costeiro, a aquicultura e a indústria naval, o estado gera empregos e oportunidades de crescimento. O governador Cláudio Castro criou, em 2021, a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar. Com isso, fomos o primeiro estado brasileiro a contar com uma estrutura governamental dedicada a desenvolver esse segmento específico – disse o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah. 

Também participaram do evento as secretarias de estado de Ambiente e Sustentabilidade e de Esporte e Lazer.